Páginas

domingo, 24 de setembro de 2017

O dito pelo não dito

Michelle Lima



É difícil compreender um ponto de vista diferente do nosso, porque, no fim das contas, tentamos convencer os outros das nossas próprias convicções. Às vezes não queremos nada além de reforçar as velhas idéias concebidas. O mais estranho é nos surpreendermos com a divergência e imediatamente refrearmos a tentativa de estabelecer um laço. 

Discussões sobre temas polêmicos como política, religião e futebol não resultam em opiniões alinhadas. Se quisermos isso falemos sobre as tentativas de manter a famosa "paz mundial" e sobre aquecimento global. Mas, ainda assim, não devemos conversar com empresários americanos ou islâmicos fanáticos, afinal, tudo na vida é questão de ponto de vista. Não existe verdade absoluta, a realidade é um recorte cultural que surge de necessidades e hábitos. 

Grande parte das discussões perdem o foco. Ao fim já não sabemos bem o que estávamos tratando no inicio. O bom mesmo é ter a humildade de aceitar "a diferença" para manter o dialogo saudável.

Hoje calei-me para não criar mais exaltações. Ir de encontro com conceitos formados pode gerar conflitos que ultrapassam a tênue linha entre o aceitável e a agressão verbal. E faço tudo pela “paz mundial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário