Páginas

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Diarreias mentais - LXII


A sede dos morenos

Na década de 1930, eram poucas as cidades do interior deste Brasil que possuíam um clube recreativo e esportivo. Caicó (RN) não era uma exceção. 
Naqueles difíceis tempos, como os anais da cidade muito bem registram, a sociedade local realizava os seus bailes no prédio da Prefeitura Municipal. E o estrato mais pobre da cidade, onde se divertia? Como em muitas outras pequenas cidades brasileiras, para o povão, que também tinha direito à sua diversão, sobrava apenas o Mercado Público Municipal, com o seu piso irregular e, naturalmente, aquele cheiro nauseabundo de restos de feira.  
Havia, portanto, de maneira latente como nos dias de hoje, uma clara divisão social: pobres (pretos) de um lado, ricos (brancos) do outro – o que é, atualmente, politicamente incorreto, mesmo tendo o governo brasileiro oficializado essa discriminação quando criou, estranhamente, “as famosas cotas” no seio estudantil. 
Caicó Esporte Clube
Então, em 10 de outubro de 1933, algumas pessoas, humildes, mas de grande visão e de muita influência entre os seus pares, se reuniram e fundaram o CAICÓ ESPORTE CLUBE, que, além de se tornar um elenco vitorioso de futebol em toda a região do Seridó, com as suas cores rubro-negras, ainda construiu a sua sede social própria, local onde os seus associados realizavam as suas festas, sem nada dever à camada social superior que dançava na Prefeitura Municipal, ironicamente, com canções executadas por excelentes músicos profissionais, sócios do Caicó Esporte Clube. 
Patenteando a segregação racial que sempre existiu neste país, repentinamente, começaram a chamar a sede do CAICÓ ESPORTE CLUBE de "Sede dos Morenos". Aliás, epíteto que, apesar de ser depreciativo, os próprios "morenos" gostavam de alardear com muito orgulho, tornando-se um nome usual, ou melhor, era honroso pertencer à Sede dos Morenos, ou, simplesmente, à Sede. 
Ilustrando este texto, do arquivo fotográfico do meu pai, Manoel Teixeira Barros (Manoel de Neném), in memoriam, que tinha muito orgulho de ter sido presidente da Sede dos Morenos, vemos uma fotografia de uma formação do time de futebol do Caicó E.C. e outra foto do bloco carnavalesco “Remadores do Itans”, ambas da década de 1940. 
E como curiosidade, este garoto que vemos à frente do bloco, com um pé num sapato e o outro no chão, ladeado por duas garotas, é este humilde escriba, que também, como muita honra, é moreno!
Remadores do Itans, bloco carnavalesco da Sede dos Morenos
  Ciduca Barros é escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário