Páginas

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Diarreias mentais - XLVII


No dia em que o 
árbitro foi expulso

Em 1968, durante uma partida amistosa de futebol, na cidade de Bogotá, jogava a Seleção Colombiana contra um determinado time brasileiro, quando o árbitro do jogo expulsou um certo jogador do time brasileiro. 
Só? Isto não é um fato corriqueiro nas partidas de futebol? 
É, sim! 
No entanto, o time brasileiro era o Santos F.C. e o atleta expulso de campo era Pelé, na época já bicampeão mundial e já considerado o melhor jogador de futebol do mundo.  
Então ocorreu um fato inusitado. A torcida colombiana presente no estádio revoltou-se contra a expulsão de Pelé, gritou um monte de palavrões, impublicáveis até para o Blogue do Bar de Ferreirinha, contra a decisão do árbitro e exigiu o retorno do Rei à partida.  
E daí? Daí a Federação Colombiana de Futebol, para evitar uma tragédia, permitiu que, em pleno jogo, o juiz fosse substituído por um dos bandeirinhas e que o jogador expulso retornasse ao campo.
Os brasileiros ganharam o jogo:  4 x 2. 
O árbitro daquele jogo, Guillermo Velásquez, um colombiano, era tão respeitado pela FIFA que atuou em quatro Olimpíadas e participou da Copa do Mundo de 1970, no México, onde viu Pelé ser Tricampeão Mundial de Futebol. 

Ciduca Barros é escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário